domingo, 26 de novembro de 2017

Coco - O filme (mais genial de sempre!!!)


Eu não sou de radicalismos nem de certezas absolutas, mas desta vez vou arriscar dizer: Coco é o filme mais genial da Pixar. De sempre.
Não consigo muito bem imaginar como é que um dia alguém chegou aos escritórios da Pixar com a ideia de fazer um filme sobre a noite dos mortos. Mais do que isso, fazer um filme sobre isso, carregado de esqueletos, mas cheio de sentido, cheio de humor e cheio de amor.
Coco é um filme de animação sobre o poder da família e é para ser visto em família. Nos dias que correm nem sempre se protege, como deveria ser protegida, a família. A família como amor máximo e absoluto. Este filme mostra-nos isso, que é na família que está a nossa base, mas também é por ela que passa o nosso futuro. Eu que não sou nada fã de caveiras e esqueletos e cemitérios e todas essas coisas e nem sequer gosto de imaginar que possa existir, ou não, um mundo dos mortos, fiquei absolutamente deslumbrada com o filme. Os desenhos são geniais e se existir um mundo dos mortos, espero que seja tão espectacular como nos conta Coco. Às tantas, estava tão envolvida no filme que até me esqueci que era um filme de animação, porque não é um mero filme de animação para crianças: é para crianças e para adultos.
Fomos ver o filme ontem ao final do dia e ainda não parámos de falar sobre ele. Mesmo hoje ao almoço, quando os avós tocaram à campainha para vir almoçar e ainda por cima trazendo a "Vóvo" (a minha querida avó e, claro, bisavó dos meus filhos), os miúdos entreolharam-se e gritaram: "vem aí a mamã Coco!" A prova de que a mensagem chegou a todos, dos mais pequenos, aos mais crescidos.
Para quem tem miúdas pequenitas em casa, dizer ainda que o filme traz ainda um brinde com a passagem de uma curta metragem do Frozen sobre o Natal da Elsa e da Anna. Eu dispensava, mas para a miúda mais nova desta casa, foi a cereja no topo do bolo!

Nenhum comentário: