terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Livro do fim-de-semana #36

Tenho pena que este livro seja apenas considerado um livro infantil. É verdade que os livros infantis são quase sempre lidos em voz alta pelos adultos para os mais pequenos, mas acho mesmo que todos os adultos deveriam ler esta história. Acho que teríamos tanto a ganhar se por vezes soubéssemos ser como as crianças...
Da Kalandraka (passaporte garantido para uma boa leitura), esta história de Anthony Browne, mostra-nos um homem a sair com a filha e com o cão para um passeio no parque. Ao mesmo tempo sai também de casa uma mulher, com o filho e a cadela com os mesmo destino. No parque, as duas crianças decidem brincar juntas, quando já os seus cães há muito estão a partilhar correrias e brincadeiras na areia. Só o homem e a mulher ficam imóveis, sentados num mesmo banco de jardim, cada um a olhar em direção contrária para não se verem. Não trocam uma palavra. São os únicos que não regressam a casa com uma nova amizade e com o coração cheio. São os únicos que não sabem aproveitar as oportunidades que a vida lhes dá.
Eu não conhecia este livro, foi a minha filha mais pequena que a trouxe da escola para a nossa leitura de fim-de-semana e eu só tenho a agradecer-lhe por isso.

Nenhum comentário: