quarta-feira, 22 de abril de 2015

Vamos ao hospital da bonecada fazer um raio X ao nosso brinquedo favorito?

 
Dentro do azar / infelicidade que foi ter sido preciso submeter a minha filha mais pequenina a uma operação não muito simples, eu tenho a sorte (eu e esta minha mania de encontrar sempre um lado bom em tudo, mesmo naquilo que possa parecer só mau) de ter três filhos que não têm medo do hospital. A minha filha pequenina, inclusivamente, já por mais do que uma vez, disse ter saudades de Santa Maria, imagine-se! Mas a verdade é que muitas vezes, uma bata branca é sinal de pânico, chorro e medo para uma criança. Para facilitar essa relação entre médicos e miúdos existe o Hospital da Boneca, uma iniciativa que eu admiro mesmo. Uma criança poder levar um boneco seu ao hospital, de médicos verdadeiros, para sair de lá como novo é uma aventura para qualquer criança e transforma qualquer médico de bata branca num super herói, como na verdade é! Eu nunca levei nenhum dos meus miúdos a uma iniciativa deste género, mas há muito que tenho vontade de o fazer, sobretudo agora que elas tanto gostam da Dra Brinquedos!
O Hospital da Bonecada vai voltar a estar no Centro Comercial Colombo a partir da próxima segunda-feira, dia 27, e permanece na Praça Central até dia 3 de Maio. Todas as crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, podem participar gratuitamente nas várias atividades, bastando para tal levar os seus brinquedos preferidos para serem tratados. À chegada, são recebidos por estudantes de Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Nutrição e Educação, entre outras áreas, que assumem o seu papel de profissionais de saúde num “jogo de faz de conta”. As principais áreas que constituem o Hospital da Bonecada são a “Sala de Educação”, onde é feita uma breve introdução de todas as infraestruturas que constituem o Hospital, os “Consultórios Médicos”, em que as crianças são recebidas por estudantes de Medicina como se fossem médicos, explicando-lhes as doenças dos seus filhos/brinquedos, a “Sala de Farmácia”, que explica o uso racional dos medicamentos e a importância da utilização do protetor solar, o “Consultório de Medicina Dentária”, onde serão desmistificado os instrumentos utilizados pelos dentistas, a “Sala de Tratamentos”, local onde as crianças poderão, com a ajuda dos estudantes de Medicina, aplicar os curativos nos seus filhos/brinquedos, o “Bloco Operatório”, no qual as crianças poderão aprender como uma cirurgia se processa e a “Sala de Radiologia”, que, este ano, será uma novidade para os mais pequenos, permitindo-lhes observar o raio X dos seus filhos/brinquedos. Para além do hospital modelo que tem vindo a ser constituído, serão dinamizadas várias atividades em toda a zona envolvente por ilustradores infantis, pintores faciais e grupos de teatro, criando assim uma maior interação junto das crianças.
Muito importante é também a componente solidária da iniciativa, com a qual será feita a recolha de alimentos, brinquedos e roupa usada doados pelas crianças participantes no projeto que serão depois devidamente distribuídos a instituições de solidariedade parceiras.
Como é, vamos todos até lá?

(Quem quiser saber mais sobre a iniciativa pode visitar a página do evento https://www.facebook.com/hospitaldabonecada)

Nenhum comentário: