terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Dia de Reis

Este ano o Natal não foi cá em casa. Na verdade, nem o Natal, nem a passagem de ano, nem o almoço de dia 1. Quis por isso assinalar de alguma forma o Dia de Reis, de forma calma e muito intima. Eu casa dos meus pais sempre se assinalou o Dia de Reis, de forma de discreta, claro, muitas vezes mesmo só com a compra de um bolo rei. Afinal é o fechar de uma época especial, de festas, e deve ser lembrado, eu acho. Não comprei bolo. Não é dos meus bolos favoritos e estamos fartos de doces cá por casa. Fiz um jantar de forno que dá sempre aquele calor à casa, acedemos velas e a lareira, tirámos fotografias junto à árvore, com as coroas que cada um fez (os mais pequenos na escola, a mais crescida já cá em casa!) e cada um dos meus três reis tinha junto ao prato um mimo especial.

Todos os anos, na noite de Natal, os miúdos deixam junto à lareira um copo de leite e bolachas, para o Pai Natal e no dia seguinte está sempre lá um presente para cada um. Como este ano o Natal não foi aqui, não fizemos isso e eu guardei esses presentes pequeninos para o Dia de Reis. Eles não imaginavam que iam ter um mimo extra e ficaram ainda mais agradecidos por isso. Pensei muito se devia dar ou não, porque na verdade tiveram imensos presentes no Natal, mas foi tão simbólico, que eles viram a noite como um momento especial e não olharam para cada presente como "apenas" mais um. Às vezes há pequenos-nadas que fazem a diferença e o nosso jantar de Reis marcou a diferença dos dias de escola que já começaram!

Um comentário:

Marisa Luna disse...

Boa noite!!!
Foi uma ideia bem boa. Acho que gostava de assinalar também o Dia de Reis com qualquer atividade gira.
Beijocas