quarta-feira, 26 de março de 2014

Vem aí o Indie Lisboa e com ele o Indie Junior

Com mais uma sala de cinema no programa, com muitas novidades e nomes novos na agenda, e mil e um motivos para abraçarmos o cinema em geral, e o cinema de autor em particular, vem aí mais uma edição do Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente. E com ela, claro, o Indie Júnior (foto) que este ano celebra o redondo 10º aniversário, o que se traduz em festa para toda a família.
O Indie Lisboa acontece de 24 de Abril a 4 de Maio, na Culturgest (palco principal), Cinema S. Jorge, Cinemateca Portuguesa e no Cinema City Campo Pequeno. Com um programa verdadeiramente atrativo, onde não faltam longas e curtas-metragens feitas em português e para Portugal mostrar ao mundo, esta edição até recupera os velhinhos óculos 3D. Lembram-se daqueles de papel, com uma lente azul e outra encarnada? Ontem trouxe uns para casa, dados na conferência de imprensa, e foi superdivertido ver os meus filhos a brincar com eles! Depois de algumas fotografias da praxe, todos quiseram saber quando os podem levar ao cinema. Haveria melhor maneira de lhes dar a conhecer o Indie? É que para além de bons filmes, e bons filmes para todas as idades, há muitas conversas, muitos workshops (com corte e cola como eles tanto gostam!), muita coisa para fazer à volta do cinema. E sobretudo dez velas para apagar! E quando vai ser essa festa? No dia 27 de Abril, com uma grande sessão para crianças a partir dos três anos e uma festa ao ar livre e cheia de atividades, no Palácio Galveias, onde não vai faltar o sempre desejado bolo de parabéns! Eu sou fã do Indie Lisboa e muito em particular do Indie Júnior, porque ajuda os miúdos a perceber o dia-a-dia, fora da estrutura mais ou menos rígida de uma sala de aulas e do núcleo cómodo que é a nossa casa. Para este ano já estão inscritos mais de 5 mil alunos de escolas de todo o país e eu tenho a certeza que vai valer a pena. Até porque, a título apenas de exemplo, um dos temas centrais desta edição redonda é a recomposição familiar, ou seja as novas famílias que todos sabemos estarem a nascer. É importante que os miúdos saibam lidar com isto, que compreendam a família para além do modelo tradicional. Há mais formas para além dessa: só com pai, só com mãe, com avós, com dois pais, com duas mães... É importante sobretudo que os miúdos cresçam e saibam crescer e, eu acho, o Indie Júnior ajuda! Eu já tenho o meu programa e até já está todo sublinhado... para não perder pitada! Até porque ouvi dizer que quem vai ao Indie Lisboa sai de lá com a sensação de tempo ganho, com algo novo que nos enriquece. E isso vale sempre a pena!
Tomem nota: de 24 de Abril a 4 de Maio.
Mais informações em www.indielisboa.com

Nenhum comentário: