quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Eles… na Aldeia do José Franco


Fica a pouco mais de cinco minutos da nossa casa. Passamos lá vezes sem conta, sobretudo ao fim-de-semana, se queremos dar um pulo até Lisboa. Talvez por isso, por estar sempre aqui à mão, eles nunca lá tivessem entrada. Mentira, entraram um dia sim, quando o pequeno Francisco tinha um mês apenas e a Carolina 3 anos. Nem um nem outro se lembravam de lá ter estado, obviamente! E por isso foi como uma estreia para os três, o passeio desta tarde à Aldeia do mestre oleiro José Franco, em Mafra. Eu já estive inúmeras vezes, nomeadamente em trabalho, mas achei o espaço mais cuidado desde a última vez que lá passei, precisamente há quatro anos. Da última vez que lá fui deparei-me com alguns baloiços em mau estado, mas agora os dois parques infantis que tem estão seguros para a pequenada. E, apesar de terem entrado em todas as casinhas, de terem gritado e apontado para aqui e para ali, naquele mundo em miniatura, acho que foi mesmo dos baloiços, sobretudo o que fazem lembrar carrosséis, que os meus filhos mais gostaram. Disso e do cheirinho a pão que nos acompanha sempre em qualquer visita. Fomos lá lanchar em modo picnic improvisado e aquela que seria uma tarde absolutamente banal de miúdos de férias em casa, tornou-se numa tarde especial. E foi vê-los depois contar ao pai que chegou mais tarde a casa, tudo o que viram, dos baloiços, às casinhas, dos pássaros, ao pão, mostrando o quanto vale a pena sair da rotina e mostrar-lhes outras coisas.

A Aldeia do José Franco, construída há tantos e tantos anos e com tanto valor, tem a singularidade de ser um espaço aberto, sem entrada paga. É chegar, estacionar (e há estacionamento fácil ) e entrar.  E os miúdos ficaram tão contentes de conhecer um espaço, para eles, novo, que já me pediram para lá voltar outra vez! E porque não?!




Nenhum comentário: