quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Feira Solidária

Hoje, a escola dos meus filhos recebe uma iniciativa bem gira! A Feira Solidária. E funciona do seguinte modo: ao longo dos últimos dias, os miúdos foram levando para a escola brinquedos, jogos e livros que já não queriam. Para a minha filha, tudo o que era de bebé tinha ido, mas com dois irmãos mais pequenos, a escolha foi mais difícil e apertada. Ainda assim ela levou quatro brinquedos e ele, com três anos e sem perceber muito bem o que se estava a passar, levou mais dois. Hoje cada um deles levou alimentos para poder comprar alguma coisa que lhes agrade. Ou seja, todos os brinquedos ficam disponíveis para venda, mas não a venda tradicional a dinheiro. Nesta Feira Solidária só se pode comprar com géneros alimentares. Produtos que vão ser depois entregues às famílias carenciadas referenciadas localmente.
Eu acho que a estrutura está muito bem pensada. Tralha é o que não falta nos quartos dos miúdos e assim sempre seguem para outras casas, para pelo menos gerar o efeito novidade. Os miúdos também têm a ganhar, não só porque dão e é importante incurtir-lhes o sentimento de partilha e solidariedade, como trazem para casa algum brinquedo, em bom estado que um dos amigos já não queria. E eles trazer coisas dos outros para casa, certo?
Depois tem ainda o efeito de angariar bem alimentares que nesta altura de desemprego acentuado pode fazer a diferença numa casa, quem sabe, muito perto da nossa.
Infelizmente, não posso visitar com eles a feira, porque tenho uma reunião na escola da minha criança mais pequenota, mas estou inquieta para ver as compras que eles fizeram!

Nenhum comentário: