segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Domingo em família sem gastar um 'tusto' – V




Este fim-de-semana, apesar do calor verdadeiramente convidativo a estar na rua, estivemos em casa de volta de tachos. Há alguma criança que não goste de cozinhar? Os miúdos foram à praia, à piscina e ao parque infantil, porque este Verão de Outono que se faz sentir, quase assim obriga, mas também vestiram a pele de cozinheiros. Eu gosto cada vez mais de cozinhar e gosto cada vez mais de cozinhar com eles. Adoram ter a colher de pau na mão e eu, mesmo no dia a dia não me importo nada de delegar árduas tarefas aos petizes, como pôr o esparguete na panela, fazer gelatina, misturar ingredientes para um bolo! Este fim-de-semana, a minha mãe ofereceu-nos uma abóbora. Maravilhosa, por sinal. Eu adoro abóboras. Nada que tenha a ver com o Halloween, que nunca o vivi verdadeiramente, mas porque me remete para o campo. Ninguém compra abóboras inteiras no supermercado. Os miúdos estão habituados a identificar abóboras com os cubos que são vendidos nas prateleiras do supermercado. Talvez por isso, tenham também eles ficado fascinados com aquele tamanho legume. Comecei por arranjá-la para a sopa, mas às tantas pensei: e se fizesse um pouco de doce de abóbora? Lá em casa somos verdadeiros fãs deste doce, especialmente, fazendo-o acompanhar de requeijão. Hum.... Enfim, lá me decidi a fazer o tal doce. Todos já me tinham dito que fazer compotas é demorado, mas nunca pensei que levasse tanto tempo. É preciso fazer tudo em lume brando e às tantas quase que falta paciência. Sei que deixei o tacho ao lume eram duas da tarde, altura em que almoçámos na varanda da piscina, e só desliguei o lume às nove da noite, depois de já termos jantado. Só aí é que o doce atingiu o ponto estrada. Gosto que os meus filhos percebam de onde vem a comida, o formato dos legumes, do que é feita a sopa (às vezes não dá muito resultado!). Gosto que respeitem a arte de cozinhar: é preciso lavar as mãos, é preciso ter cuidados com os alimentos, é preciso ter cuidado com o lume, é preciso limpar e ser paciente. Ao fim-de-semana e quando estamos para ali virados tudo é feito a preceito: três aventais vestidos, cadeiras junto à bancada para verem tudo, e muito riso à mistura. Como gosto destes pequenos pormenores, lembrei-me que esta é também uma tarefa feita com filhos que não implica gastar mais por isso. E daí, fica aqui em mais uma sugestão de domingos em família sem gastar um tusto!!!

Nenhum comentário: