segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Distribuidor de tarefas


Tal como se previa, o fim-de-semana não trouxe nada de bom, foi em casa, de volta dos aerossóis, termómetros, fraldas sujas transbordantes e afins. Claro, que o vírus se estendeu a todos e a cria mais crescida, até agora inócua, também não escapou, ao ponto de ficarmos hoje os cinco em casa. E porque isso, de facto, não é fácil, há que reinventarmos coisas para fazer. E foi assim que nasceu o distribuidor de tarefas, porque gerir uma vida a cinco exige esforço e dedicação. Os meus filhos não têm culpa que eu quisesse uma família grande. Muito menos que não haja dinheiro para empregadas domésticas. Mas um pouco de sentido de responsabilidade, empreendedorismo e entreajuda nunca fez mal a ninguém e eu estou empenhada em criar seres humanos dignos, com valores e princípios. Cada um de nós tem uma coluna e as tarefas vão de fazer camas a ir às compras, pôr roupa a lavar a tirar a loiça da máquina. Porquê que coloquei os cinco, se a pequena de dois meses quase três nada faz nem vai fazer tão depressa? Pelo princípio da não exclusão e da igualdade. Cá em casa somos todos iguais e todos temos que ajudar. A M não faz, mas qualquer dia vai fazer. O F adora ajudar a pôr a mesa, dá-me molas e tira a loiça da máquina. Mas é o rei em colocar coisas no lixo. A C está tão entusiasmada que hoje fez a cama, apanhou roupa, arrumou os brinquedos e até quis limpar o pó dos móveis, tendo por isso carimbos em quase todas as frentes! E tenho a dizer que limparmos a sala as duas ao som do Tim e Companheiros de Aventura (de resto, para mim, um dos melhores discos em língua portuguesa de 2010) foi dos momentos mais divertidos do dia. Cada dia colocamos um carimbo diferente: hoje foram borboletas rosa, amanha vão ser corações vermelhos, depois golfinhos azuis e flores laranja. Sei que é entusiasmo pela novidade, mas ela gosta mesmo de ajudar e eu preciso mesmo de ajuda para manter a casa arrumada, pelo que acredito mesmo que este distribuidor de tarefas vai ser um bom e fiel amigo.

2 comentários:

Mónica disse...

:))
Só tu para me fazeres sorrir a esta hora da noite, são 19h41 e ainda estou no jornal...
Esperemos que todos contribuam, cada um à sua maneira, nessa bela tabela!!!
Eu tb podia pensar em algo parecido, mas ficava logo esquecido debaixo de qq papel, ou dentro de um caderno!!! :D
Beijos aos 5

Ana Raquel Oliveira disse...

Oh... saudades das nossas conversas, aí na redacção. Tu e as tuas listas esquecidas. Mas para desorganizada basta a minha mesa...! Mas olha que a tabela foi uma óptima ideia. Até o pai das crianças quer fazer alguma coisa para ganhar um carimbo!!!!